Venha morar no Canadá – 6 passos para o seu planejamento financeiro!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Mudar de país significa investir em um novo futuro. A mudança requer tempo, dedicação e uma base financeira sólida. O planejamento financeiro é essencial para quem deseja a imigração ou ter uma experiência em outro país, pois pode determinar o sucesso ou o fracasso de sua trajetória.

Além de estar preparado para os desafios de viver em um novo país, a pessoa que se planeja e guarda dinheiro não corre o risco de ter o seu visto negado por falta de comprovação financeira – um dos motivos de maior incidência nas negativas de visto.

Então, como se planejar financeiramente para vir morar, estudar ou trabalhar no Canadá? Se você está no Brasil, há muitas estratégias que você pode seguir. Veja as dicas abaixo e veja o que mais encaixa à sua realidade.

Controle de gastos – Comece criando uma planilha de Excel para controlar e anotar todos os seus gastos fixos e variáveis, além de todas as suas entradas de dinheiro. Sua organização nesse momento será crucial para que você consiga analisar as receitas e despesas que você possui. Anote tudo e torne isso um hábito em sua vida.

Análise das maiores despesas – Uma vez que você já possui o mapeamento da sua vida financeira, invista um tempo considerável analisando quais são as maiores despesas do seu orçamento e pense se há outras formas de você ganhar mais dinheiro e aumentar a sua receita. Por exemplo – pense nas coisas que não te fazem falta e que você já poderia vender, faça um bazar para os amigos e parentes. Além de você levantar uma renda extra, conseguirá se desfazer de coisas que não farão parte de sua mudança para o Canadá.

Corte de custos desnecessários – Ao analisar seu mapeamento financeiro, conseguirá perceber que algumas mudanças poderiam trazer redução de custos imediatos e aumento da sua reserva mensal. Por exemplo – uma mudança de operadora de celular ou de empresa de TV por assinatura que te traga redução do valor a ser pago e ofereça o mesmo benefício.

Sacrifícios para uma nova vida – Toda conquista requer sacrifícios. Do que você está disposto a abrir mão para realizar o seu sonho? Quais gastos você conseguiria eliminar? Veja o que é importante para você e o que conseguiria viver sem. Por exemplo – cozinhar em casa e levar almoço para o trabalho pode ser menos oneroso e te deixará mais próximo aos costumes canadenses (aqui  é muito comum levar comida de casa para qualquer lugar). Outros exemplos que vemos nas histórias de nossos clientes e que nós mesmos, colaboradores da GoNorth, fizemos para guardar dinheiro: reduzir a compra de roupas, sapatos e etc. (menos malas para carregar para o Canadá) ou limitar o budget disponível para jantares em restaurantes e passeios com amigos.

Determine o “Imposto Canadá” – Com as dicas acima, você já conseguirá ver mais dinheiro disponível em sua conta. Não deixe que esse dinheiro te traga a “sensação de riqueza” acabe indo para destinos errados em um momento de impulso. Mantenha o foco em seu sonho e veja o quanto conseguirá guardar por mês. Esse dinheiro será destinado a um imposto fictício. Aqui sugerimos “Imposto Canadá”, mas pode ser qualquer outro nome. Assim, quando você enxergar o dinheiro disponível na conta, já saberá que ele não está sobrando, mas sim deverá ser usado para “pagar esse imposto” importante, que irá para o investimento que você escolher. Nos meses seguintes, quando conseguir manter o valor, já poderá pagar esse imposto antes mesmo de qualquer outra conta. E se no fim do mês ainda sobrar dinheiro, poderá pagar de novo o imposto que criou. Se fosse realmente um imposto criado pelo governo ou uma dívida real, você teria que pagar de qualquer maneira, não é? Então encare com a mesma seriedade essa dívida com você e seu futuro.

Busque por referências – Faça uma busca por fontes de conhecimento financeiro. Você irá encontrar profissionais muito competentes (muitos têm canal no Youtube) que podem te dar dicas de onde investir o dinheiro do seu imposto. Fique atento às taxas de juros, declaração de imposto de renda e à liquidez desse investimento. Alinhe o resgate do dinheiro investido com o seu Plano Canadá e veja se o investimento escolhido não prejudicará a sua comprovação financeira no momento do pedido do visto.

Essas e outras dicas podem ser úteis para o seu planejamento financeiro. Veja o que faz sentido para você e faça as adaptações necessárias à sua realidade. Nós torcemos muito para o seu sucesso e queremos que você tenha tudo o que precisa para ter uma vida muito próspera no Canadá. Conte conosco para seus processos de visto e imigração. Entre em contato: info@gonorthsa.com!

Outros posts

PROGRAMA
DE PARCERIAS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.