O Express Entry (EE) é o principal sistema de qualificação federal de imigração para o Canadá, cuja classificação é feita, por pontos, de acordo com as habilidades e pré-requisitos, com o objetivo de selecionar profissionais qualificados.
A contagem dos pontos é feita através do sistema CRS (Comprehensive Ranking System) que leva em consideração alguns fatores como: idade, nível de escolaridade, proficiência em inglês e/ou francês e experiência profissional internacional.
O sistema EE engloba 3 processos de imigração:
– Federal Skilled Worked (FSW)
Profissionais qualificados com ocupações em grupos de NOC específicos
– Canadian Exprerience Class (CEC)
Profissionais qualificados que já possuem experiência de trabalho no exterior e desejam imigrar permanentemente para o Canadá com ocupações nos grupos de NOC 0, A ou B
– Federal Skilled Trades. (FST)
Profissional qualificado com experiência no Canadá de, no mínimo 1 ano, nos últimos 3 anos antes da inscrição.
Classificação para o Express Entry
O primeiro passo é se cadastrar, criando um perfil no sistema. A qualificação para o processo é feita através de pontos e o ideal é chegar o mais próximo da pontuação máxima que é de 1200 pontos. A pontuação mínima pode variar de acordo com a média dos candidatos selecionados no sorteio do período.
A pontuação máxima de alguns requisitos são:
– Idade 100 pontos
– Escolaridade: 140 pontos
– Inglês/francês: 150 pontos
– Experiência de trabalho internacional: 50 pontos (se for no Canadá soma-se mais 20 pontos).
Estando qualificado e classificado no sistema a pessoa participa de um sorteio que determina qual candidato receberá o convite (ITA – Invitation to Apply) para se candidatar.
Existem outros critérios que poderão ser somados aos seus pontos, converse com a GoNorth e conheça todas as possibilidades para seu caso.
Agende uma consulta de análise de perfil com nossos consultores credenciados