Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho em Nova Scotia é bastante promissor considerando que o aumento do índice de empregabilidade tem sido positivo desde junho de 2021 e em janeiro deste ano teve um aumento de 0,6%
Comparando com janeiro de 2021 o crescimento foi de 10.000 vagas ajudando a reduzir a taxa de desemprego de 8% para 7% (esta é a menor taxa de desemprego das províncias do atlântico).
Os setores de finanças, de seguro e imobiliário foram uns dos responsáveis pelo maior aumento de vagas de empregos, só em janeiro com mais de 3200 vagas. Assim com o setor de bens de consumo com 3400 vagas. Outros setores em crescimento são: transporte, logística e serviços técnicos influenciados positivamente pelo aumento das compras online e o trabalho remoto.
A capital da província, Halifax, representa cerca de metade do mercado de trabalho de NS e teve um forte crescimento no último ano, no total de mais de 3900 novos empregos. Oito de cada dez empregos são criados na capital e a taxa de desemprego é de 5,6%, a menor taxa desde julho de 2019.
Por que viver em Nova Scotia?
Quem vive em NS tem a sorte de estar cercado por belas praias, florestas, logos exuberantes e uma qualidade de vida pouco visto em outros lugares do mundo. O equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional.
A província abriga mais de 13.000 km de litoral sendo 45 praias nacionais, provinciais e públicas e está entre os lugares mais acessíveis para viver no Canadá. Segundo a Canadian Real Estate Association (CREA), no final do ano passado, o preço médio de compra de uma casa em NS era 50% menor do que o preço médio nacional.
As universidades de NS e seus programas educacionais atraem milhares de estudantes de todos o mundo. Seis das 10 universidades estão localizadas em Halifax (capital), que é a maior área urbana da região do Atlântico do Canadá. A universidade mais antiga da província é a Universidade do King's College, fundada em 1789, e a mais nova universidade é a Universidade de Cabo Breton, fundada
em 1974.
Várias universidades da Nova Escócia têm fortes conexões religiosas. A Universidade Dalhousie, foi fundada em Halifax em 1820 com a ajuda da Igreja Presbiteriana, e a Universidade de Acadia foi fundada por batistas. Os católicos formaram a Universidade de Santa Maria e a Universidade de São Francisco Xavier.
O Home Schooling (educação em casa) é legalmente reconhecido e devem seguir os programas aprovados pelo governo.