Desde julho de 2018 o Canadá passou a exigir a coleta de dados biométricos para cidadão de países da Europa, Oriente Médio e África. E a partir do dia 31 de dezembro essa exigência será extendida para Ásia e Américas, o que significa que os brasileiros terão que fornecer impressões digitais e foto caso solicitem visto de visitante, estudo, trabalho ou residência permanente para o Canadá.
O objetivo dessa nova exigência é facilitar a identificação das pessoas que estejam entrando no Canadá. O governo do Canadá afirma que a coleta de dados biométricos facilitará o processamento de pedidos e simplificará a entrada no Canadá para viajantes de baixo risco.
Como fornecer suas impressões digitais e sua foto
Se você estiver solicitando um visto para o Canadá depois do dia 31 de dezembro de 2018 você terá que fornecer suas impressões digitais em um dos VACs disponíveis. Tem VAC em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre.
As informações coletadas serão válidas por 10 anos.
Caso você submeta o pedido de visto pessoalmente no VAC você pode fornecer suas impressões digitais e foto na hora. Caso você submeta o pedido de visto online ou pelo correio você receberá uma carta do consulado pedindo que você se dirija ao VAC mais próximo para forncer suas impressões digitais e foto.
Pontos negativos
- A biometria vai custar $85 CAD por aplicante. Porém, em caso de aplicação de família para visto de turismo o valor será de no máximo $170 CAD, ou seja, a sua aplicação de visto vai encarecer.
- Se a sua cidade não tiver VAC você terá gastos com viagem para fornecer seus dados biométricos mesmo sem saber se o visto será aprovado.
- Caso você venha para o Canadá como turista e decida submeter uma aplicação de visto de estudo fora do país você terá que sair do Canadá para submeter seus dados biométricos já que esse serviço ainda não está disponível dentro do país. É possível fazer na fronteira em alguns casos específicos.
Seguem links úteis
Informações sobre biomteria: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/campaigns/biometrics/facts.html