Você que acompanha nossas redes sociais viu que divulgamos na semana passada um vídeo em que a nossa consultora Renata fala um pouco sobre os impactos das eleições no Canadá nos processos de imigração. Se você ainda não viu o vídeo, confere aqui.
Como a Renata comentou, as pesquisas de intenção de voto no Canadá indicam que o partido Conservador possui uma leve vantagem sobre o partido Liberal, já que o Primeiro-Ministro Justin Trudeau perdeu um pouco de sua popularidade nos últimos meses. Porém, o perfil de brasileiros que busca a imigração no Canadá não tem com o que se preocupar.
Na primeira hipótese: se o partido Liberal for escolhido para a re-eleição, os programas de imigração continuam seguindo o mesmo caminho que vêm trilhando até agora, com algumas (poucas) mudanças de regras e leis.
Porém, a segunda hipótese considera que o partido Conservador seja eleito, e esse é o receio de muitos brasileiros que buscam a imigração. Acalmem seus corações. Deixemos as especulações de lado e vamos aos fatos!
Com uma população pequena de canadenses por nascimento e devido à opção de muitos casais por não ter filhos, a população do país começa a envelhecer. Uma população idosa não gera mais renda, usa muitos recursos de saúde (que é pública no Canadá) e precisa de um apoio de aposentadoria para subsistência. Quem gera o dinheiro que o governo precisa para pagar essa conta?
Os imigrantes! E quem são eles? Aqueles que vêm de diversos países e estão em idade produtiva no mercado de trabalho, que geram renda, pagam imposto, possuem alto nível de educação, que tem experiência qualificada, que estão dispostos a se comunicar no idioma do país (inglês / francês) e possuem dinheiro em conta. Alguns deles querem ter filhos canadenses, outros trazem seus filhos para crescer e mergulhar na cultura canadense desde agora – não foram nascidos aqui, mas se tornarão adultos canadenses. Esse perfil e esses critérios de escolha são familiares para você? Para nós, esse é o perfil de brasileiro que contrata os nossos serviços de imigração.
Concluímos então que o Canadá tem necessidade de trazer imigrantes nesse perfil (idade produtiva, formação acadêmica, idiomas, experiência – e dinheiro para comprovar) para o seu próprio crescimento e para a sustentabilidade da nação. Não importa qual é o partido que esteja no poder.
Claro que, se os Conservadores ganham as eleições de outubro, algumas regras e leis podem mudar, mas nós da GoNorth não acreditamos que eles dificultarão a imigração. Conforme esclarecido no vídeo, ao contrário do que muitas pessoas dizem, foi o partido Conservador que criou o Express Entry para facilitar a imigração. Então, por que eles dificultariam agora?
Então é isso pessoal! Essas são as ações que acreditamos que vão acontecer. Podemos apostar que o resultado da eleição não muda nada para o perfil de brasileiro que busca imigração no Canadá. Entretanto, apesar de todas as ideias expostas com base nos fatos passados, deixamos claro que os partidos ainda não liberaram o plano de imigração para as eleições, ok? Fiquem ligados e contem conosco para aplicar para sua imigração antes ou depois das eleições de outubro!