Mercado de Trabalho
Assim como em outras regiões do Canadá, a província de NL teve algumas baixas nos últimos anos por conta da pandemia, mas o mercado de trabalho vem apresentando melhoras significativas em alguns setores nos últimos meses
De modo geral, a taxa de emprego subiu superando os níveis pré-pandemia (+3800 vagas- maior aumento em 1 ano). Para a faixa etária de 25 anos ou mais, foram 4500 novos empregos e as mulheres tiveram maior participação em fevereiro, no entanto a taxa de desemprego teve pouco mudança, embora tenha aumentado as vagas também aumentou a procura.
A taxa de desemprego para jovens (de 15 a 24 anos) caiu para o menor nível desde maio de 2016 e para esta faixa etária são 7.000 novas vagas em comparação a 1 ano atrás.
A maioria das indústrias apresentou aumento no número de vagas, liderado pelo setor de serviços educacionais (+2.600), informações, cultura e recreação (+1.600), e os serviços profissionais, científicos e técnicos (+100) que, embora, mostrassem pouca mudança, atingiu um recorde de emprego, liderado pela indústria de tecnologia da informação.
Por que viver em Newfoundland e Labrador?
Newfoundland & Labrador é muito receptiva com o imigrante, recebe 1700 imigrantes por ano e espera entregar 5100 PRs até 2026
NL apoia o multiculturalismo e a diversidade e investe na retenção desses talentos. A prova que a província está engajada com esta interação social, econômica e cultural dos recém-chegados e o programa NLMGP (NL Multiculturalism Grant Program), que oferece apoio e financiamento às organizações comunitárias e não governamentais, sem fins lucrativos, para planejar e sediar eventos e atividades que destacam culturas, discussões interculturais e faz uma ponte entre comunidades de várias origens com o objetivo de enfrentar o racismo e a
discriminação.
A província sabe que a chave para seu desenvolvimento é a imigração, já que a população local está envelhecendo e o taxa de natalidade diminuindo. Projeta-se que até 2025, a província experimentará um declínio de 10% em sua população em idade de trabalho, resultando em 35.000 pessoas a menos no mercado de trabalho provincial.
Além disso, NL tem um plano de ação para incentivar o recrutamento e a retenção de imigrantes através de parceria com o governo federal e atlântico, instituições de ensino, comunidades, organizações comunitárias e prestadores de serviços e melhora dos recursos e processos já existentes através de pesquisas de monitoramento.