A mudança de foco do Express Entry

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Temos acompanhado uma mudança no perfil dos candidatos chamados pelo Express Entry e gostaríamos de dividir os dados com os candidatos a imigração que possuem nota de proficiência de idioma e equivalência de diplomas válidas, mas que não ainda não têm pontuação suficiente para receber um convite! Veja quais são esses perfis:

A – Para quem está no Canadá e tem pelo menos um ano de experiência de trabalho qualificado no país (completos ou quase)

B – Para quem está no Canadá e está longe de ter um ano de experiência de trabalho qualificado no país

C – Para quem NÃO está no Canadá e não tem experiência de trabalho qualificado no país

Antes de falarmos das mudanças é importante conhecer o Express Entry:

O Express Entry é um sistema que gerencia o conjunto de candidatos elegíveis ao Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades e Canadian Experience Class, que são três das principais categorias federais de imigração econômica do Canadá e que juntas recebem a maior parcela de imigrantes da classe econômica a cada ano.

Os candidatos qualificados para essas categorias abrem seu perfil no pool do Express Entry e recebem uma pontuação no ranking com base em fatores como idade, educação, experiência profissional qualificado e proficiência em inglês e/ou francês.

O perfil do Express Entry deve ser criado com informações válidas, reais e verdadeiras. Ele possui data de validade de 1 ano e, após esse período, o perfil é automaticamente apagado e o candidato precisa criar um novo perfil para se manter no pool.

Os candidatos que estão no pool e possuem notas mais altas são convidados a enviar os seus documentos comprobatórios para o IRCC através de sorteios regulares para, assim, conseguir a residência permanente.

O aumento das notas de corte

Depois de pairar inicialmente na casa dos 440 pontos no início de 2019, os sorteios foram consistentes entre os 450 e 460 pontos durante grande parte do ano. No final de 2019, eles subiram para os 470 pontos e oscilaram muito pouco desde então. Isso ocorre porque houve sorteio do Federal Skilled Trades e as províncias começaram a selecionar mais candidatos através do Express Entry. Além disso, as pessoas estão entendendo melhor como funciona o Express Entry e estão aprimorando mais os idiomas. Inclusive o francês, para ganhar pontos extras. Com tantas pessoas com perfil alto no pool, víamos que uma quantidade grande de aplicantes tinham notas no patamar de 460 ou mais, impedindo que a nota de corte caísse.

A mudança dos último sorteios!

Fizemos algumas análises com base nos últimos sorteios do Express Entry, além de tudo o que está acontecendo no mundo hoje. Tivemos sorteios exclusivos para os programas provinciais (ou seja, quem tem uma nomeação da província, estando no Canadá ou não) e para o programa Canadian Experience Class (ou seja, quem tem um ano ou mais de experiência de trabalho canadense qualificado).

Vimos que as notas foram diminuindo, assim como a quantidade de pessoas com perfil aberto no pool do Express Entry que está aguardando ser chamada em novos sorteios. Esta diminuição de candidatos no pool ocorre porque as pessoas ficaram impossibilitadas de melhorar seus perfis, aumentando a pontuação – ou de abrir seus perfis no Express Entry, já que com a pandemia do COVID – 19 houve interrupção das provas de proficiência de idioma, atraso das instituições regulamentadas para equivalência de diplomas e em algumas faculdades para a conclusão dos cursos de quem está finalizando os estudos. Assim, as pessoas que estão esperando concluir suas faculdades, esperando para fazer (ou refazer) o IELTS/CELPIP ou aguardando o WES fazer a equivalência dos diplomas anteriores infelizmente ainda não conseguiram concluir essas etapas para poderem criar seus perfis.

Porém, após analisar este cenário, conseguimos detectar duas possíveis tendências:

1 – As notas de corte do Express Entry poderão cair, pois há menos candidatos no pool e os que lá estão possuem notas mais baixas do que antes. Comparativamente, número de novos candidatos no pool do Express Entry é menor de um sorteio para o outro e as notas de quem já está no pool se mantêm, no geral, inalteradas, exceto se a pessoa já estiver com 30 ou mais anos e fizer aniversário entre um sorteio e outro.

2 – O governo possivelmente irá continuar sorteando quem está no Canadá e possui nomeação provincial ou experiência de trabalho qualificado no país. Devido à crise econômica causada pelo Covid-19, o governo pode dar preferência para quem já está no Canadá, pois são pessoas que já estão adaptadas ao país e têm ajudado a economia canadense.

Com base nessa análise, as pessoas do perfil A descrito no começo deste texto podem sim ter maior chance de imigrar agora! Se você tem esse perfil, aproveite a promoção!

Mas, se você faz parte do grupo dos perfis B ou C, ou seja, ainda não tinha a nota suficiente de Express Entry, tem a nota da prova de idioma, a equivalência dos diplomas pela instituição canadense, mas não tem perto de 1 ano de experiência canadense qualificado ou não está no Canadá, você também tem chances! Como?

Baseado na análise que fizemos e a tendência número 1, aproveitar a queda das notas e o número baixo de pessoas no pool pode ser um diferencial. Assim que as fronteiras abrirem e os sorteios voltarem a considerar os três programas no Express, você tem chances reais de receber seu convite para aplicar considerando a sua experiência acumulada no Brasil!

Mas, se você tem um desses perfis e as notas voltarem a subir? Não se preocupe!

É importante deixar claro que essas são projeções da GoNorth, baseadas na nossa própria análise, e que apenas o governo tem o controle total dos sorteios e das estratégias que desejam aplicar. Então, para garantir que você não saia lesado e perca o dinheiro investido, se você não for convidado agora e as pontuação do Express Entry voltar a subir, nós faremos a primeira reaplicação do seu perfil no Express Entry gratuitamente!

Assim, você não perderá o investimento da aplicação, mesmo que a estratégia do governo mude. Além disso, você terá dois anos para aperfeiçoar o seu perfil e melhorar sua nota.

Pense bem. Essa é a hora de você ser o protagonista da sua vida e construir um futuro diferente para sua família! Aproveite nosso desconto!

Agora é a sua oportunidade de abrir o seu perfil no Express Entry conosco!

Contrate a sua Análise de Perfil e, se fechar o seu processo de Residência Permanente até 30 dias depois da consulta, você ganhará CAD$350 de desconto! Esta promoção é por tempo limitado e não é cumulativa com outras promoções.

Outros posts