Quer trabalhar no Canadá? Saiba quais são os caminhos!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Vir para o Canadá trabalhando não é fácil, mas sim, é possível. Conheça algumas opções:

Acompanhando um estudante – Esse é o caminho mais procurado atualmente. Porém, isso só é possível se o aplicante principal é casado ou vive em união estável com alguém que vai estudar ou está estudando em uma das instituições designadas (DLI) obedecendo os seguintes critérios:

  • Programas full-time em college público ou
  • Programas full-time em college privado (apenas para cursos de Bacharelado, Mestrado ou Doutorado) ou
  • Programas de Pathway em college público ou particular, caso seja Bacharelado, Mestrado ou Doutorado.

As regras se aplicam a quase todas as províncias, exceto Quebec, que possui regras específicas. Saiba quais são todas as DLI (Designated Learning Institution) AQUI.

Após o período de estudo – Se você estudou em uma DLI pública ou particular, em casos de Bacharelado, Mestrado ou Doutorado, você pode solicitar o Post Graduation work Permit, que é uma permissão de trabalho aberta.

Essa permissão pode ajudar o seu cônjuge a continuar trabalhando no país caso você esteja trabalhando em uma posição NOC 0, A ou B e possa enviar os três últimos hollerites. (Veja a lista de NOCs AQUI).

Working Holiday Visa – Esse visto de trabalho funciona de forma diferente dependendo do país de origem. De maneira geral, para ter o WHV o aplicante precisa ter de 18 a 35 anos e cumprir alguns requisitos, como comprovar fundos suficientes para o período e contratar plano de saúde privado.

O Brasil não faz parte desse programa, mas o Canadá disponibiliza algumas vagas em períodos específicos do ano por meio de agências credenciadas. Caso o brasileiro tenha dupla-cidadania europeia, pode fazer a aplicação diretamente pelo passaporte europeu, sem intermédio de agências. Após a aprovação, é necessário pedir a permissão de trabalho. Nós podemos te ajudar com isso.

Labour Market Impact Assessment (LMIA) – o LMIA é o processo feito quando uma empresa no Canadá quer contratar um estrangeiro. Para isso, a empresa precisa comprovar para o governo a necessidade de contratação de mão de obra estrangeira e pagar uma taxa pela aplicação. Se o LMIA for aprovado, o funcionário pode dar entrada no pedido de autorização de trabalho vinculada ao empregador. Geralmente é uma autorização de dois anos.

Uma dica para quem está no Brasil e queira tentar esse visto é mudar o currículo para os padrões canadenses e começar a aplicar para vagas dentro do Canadá. No próprio Job Bank do Canadá é possível encontrar muitas vagas disponíveis (veja AQUI). Nós podemos ajudar você com o processo de LMIA.

Work Permit após nomeação provincial – Quando o aplicante recebe a nomeação provincial ele pode solicitar um Work Permit até que seu processo federal seja finalizado. Se a nomeação é ligada a uma oferta de emprego dentro dos NOCs 0, A ou B, o cônjuge também tem direito ao work permit.

Vir como Residente Permanente – Se você teve o seu processo de residência permanente aprovado, pode vir para o Canadá sem restrições de estudo ou trabalho. Os Residentes Permanentes podem trabalhar full-time em qualquer empresa ou estudar em qualquer instituição (pagando o valor de estudantes domésticos, que costuma ser 1/3 do valor cobrado para estrangeiros). Vir como Residente Permanente abre oportunidades para que a adaptação no país seja mais fácil. Por isso, é importante saber se você já tem perfil para imigrar, contratando a nossa Análise de Perfil.

Essas são as formas mais comuns de vir trabalhar no Canadá. Entre em contato conosco para conversar sobre esses caminhos e decidir qual deles é o melhor para você.

Outros posts

O que fazer no frio do Canadá

O frio do Canadá pode ser aterrorizante para quem vem de um país tropical. Por isso, muitos brasileiros recém-chegados ao Canadá, acostumados a ter sol

Novos serviços da GoNorth

No primeiro mês do ano, já trazemos novidades para você. Ao continuar o seu plano de expansão, a GoNorth passa a fornecer / indicar novos

PROGRAMA
DE PARCERIAS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.