Um ano de trabalho qualificado no Canadá: Canadian Experience Class

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

O Canadian Experience Class é um dos três programas federais de imigração para o Canadá disponíveis através do Express Entry, que é um sistema de aplicação online. Neste programa, o foco principal é selecionar candidatos para imigração que tenham um ou mais anos de experiência de trabalho qualificado dentro do Canadá.

Os requisitos para esse programa são:

1 – Ter pelo menos um ano de experiência de trabalho no Canadá dentro dos NOCs 0, A ou B nos últimos 3 anos antes da aplicação, totalizando 1.560 horas.

A experiência deve ser em uma posição full-time ou, em igual proporção, 24 meses part-time.

Esse período de trabalho pode ter acontecido em mais de uma empresa e não precisa ser contínuo, mas deverá ser comprovado.

As qualificações de trabalho aceitas para o programa são:

  • Ocupações gerenciais (NOC 0)
  • Ocupações profissionais (NOC A)
  • Ocupações técnicas ou especializadas (NOC B)

Veja o NOC da sua ocupação aqui.

2 – Ter adquirido a experiência de trabalho de forma legal e, no momento da aplicação, possuir um status temporário válido. A experiência adquirida durante o “implied status” é elegível, desde que a pessoa continue trabalhando no Canadá nas mesmas condições apontadas pela sua permissão de trabalho. O trabalho autônomo não conta como experiência atestada de trabalho qualificado. O período de trabalho durante o college não conta para o programa, mesmo se for coop.

3 – Atingir a pontuação mínima de proficiência na língua (inglês e/ou francês). Para empregos no NOC 0 ou A, o CLB mínimo para a elegibilidade do aplicante é o 7. Para NOC B, o mínimo é o CLB 5. Lembrando que o exame de proficiência tem validade de dois anos e precisa estar válido no momento da aplicação.

É importante considerar que não há um requisito acadêmico mínimo para o programa, tampouco não há necessidade de apresentar experiência anterior (que adquiriu no Brasil, por exemplo), porém, caso o aplicante inclua a comprovação desses dois itens ao perfil, somará mais pontos para alcançar a nota de corte do Express Entry e ser convidado a imigrar.

Se você quer saber se já qualifica para o programa Canadian Experience Class ou outros programas federais ou provinciais, entre em contato conosco para agendar a sua Análise de Perfil.

Outros posts

O que fazer no frio do Canadá

O frio do Canadá pode ser aterrorizante para quem vem de um país tropical. Por isso, muitos brasileiros recém-chegados ao Canadá, acostumados a ter sol

Novos serviços da GoNorth

No primeiro mês do ano, já trazemos novidades para você. Ao continuar o seu plano de expansão, a GoNorth passa a fornecer / indicar novos

PROGRAMA
DE PARCERIAS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.