IELTS Exam – Como funciona?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

O exame de proficiência de idioma é um dos itens mais importantes quando se fala em estudar, trabalhar ou imigrar para o Canadá. Mas você sabe o que é o IELTS e como ele funciona?

IELTS significa International English Language Testing System e é uma das avaliações disponíveis que comprovam a proficiência na língua inglesa. O teste custa por volta de $320 Cad, está disponível em 48 datas do ano e em 1600 localizações no mundo todo. Dependendo do motivo, a pessoa que precisa atestar o conhecimento em inglês deve escolher entre dois segmentos da prova: acadêmico ou geral.

Formato do teste

O teste avalia suas habilidades em compreensão auditiva (listening), leitura e interpretação de texto (reading), escrita (writing) e conversação (speaking). O tempo total do teste é de 3 horas. O listening, reading e writing são feitos no mesmo dia, sem intervalos. Já os 15 minutos do speaking podem ser feitos um dia antes ou um dia depois dos outros módulos.

No IELTS Acadêmico ou Geral, os módulos de speaking e listening são iguais, mas o reading e o writing são diferentes e mais focados no segmento do exame.

Papel x Computador

O IELTS pode ser feito em papel ou em computador. As questões do exame via computador e em papel são exatamente iguais, porém, há sim algumas diferenças nos testes.

  • Datas para a prova: a versão em computador oferece mais possibilidades de aplicação do que a versão em papel pela facilidade de aplicação e correção dos exames.
  • Tempo de resposta: a versão em computador demora de 5 a 7 dias para enviar o resultado. Já a versão em papel demora de 10 a 15 dias.
  • Speaking: é exatamente igual em computador ou papel – é feito presencialmente em frente a um avaliador.
  • Listening: a versão computadorizada sempre contará com um fone de ouvido em que você poderá ajustar o volume do áudio e focar sua atenção, fazendo suas anotações na folha de apoio ao mesmo tempo que preenche as respostas. Na versão em papel, nem sempre haverá um fone de ouvido disponível na estrutura da sala (somente uma caixa de som comum), mas você pode fazer anotações diretamente na folha das perguntas, circular e grifar e possui alguns minutos ao final para transferir suas respostas para a Folha de Respostas.
  • Reading: a versão em papel faz com que você precise virar as páginas para acessar o texto e as perguntas, mas, em contrapartida, facilita que você grife, circule, anote coisas no meio do texto no mesmo papel. Em computador, a tela será dividida em 2: o texto ficará ao lado esquerdo e as questões ao lado direito, ambos com barra de rolagem. Suas anotações podem ser feitas na folha auxiliar.
  • Writing: em computador há a possibilidade de rapidamente cortar, colar, apagar, reescrever e reorganizar o texto. Além disso, há o contador automático de palavras e não há correção ortográfica / gramatical. Na versão em papel, você poderá reorganizar o texto, pois pode fazer o texto a lápis e apagar caso necessário, mas perderá muito mais tempo reescrevendo. Além disso, você deverá se preocupar com a sua caligrafia.

Nota 

Em um exame como o IELTS não existe a classificação de “passar no teste” ou não, pois a sua nota reflete o nível de inglês que você possui.  A nota mínima do IELTS é 1 e a máxima 9.

Acadêmico

Muitas instituições de ensino no Canadá (principalmente colleges públicos) exigem um atestado oficial (Nota do IELTS Academic ou TOEFL, por exemplo) para comprovar o nível de inglês do estudante antes de sua admissão no college e antes de emitir a Letter of Acceptance (LOA). Cada instituição exige as notas de inglês específicas para os cursos que oferece.

Geral

Para trabalho e imigração para o Canadá, o IELTS General Training é uma das opções mais procuradas, além da prova do Celpip. A nota mínima depende do processo. Para saber a equivalência das notas de IELTS Geral com o nível de inglês medido pelo governo canadense (Canadian Language Benchmarks – CLB), clique aqui.

Além desse texto focado no IELTS, divulgaremos um explicativo do Celpip. Esperamos neste texto que você esclareça suas dúvidas quanto ao teste do IELTS e, munido de informações, escolha qual é a melhor teste para você. Para saber como o IELTS pode te ajudar em seu processo de estudo e imigração para o Canadá, entre em contato conosco.

Fonte: https://www.ielts.org/.

Outros posts

PROGRAMA
DE PARCERIAS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.