CELPIP Exam – Como funciona?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Assim como o IELTS Exam, o CELPIP é um dos testes utilizados para comprovar o nível de inglês no Canadá. Qual teste escolher? Leia a matéria abaixo e tire suas próprias conclusões.

O Canadian English Language Proficiency Index Program, ou CELPIP, é um dos exames disponíveis para atestar a proficiência no idioma inglês utilizado para a imigração para o Canadá ou para algumas posições de trabalho. Esse teste é equivalente ao IELTS Geral (leia a outra matéria do blog aqui).

Formato do teste

O teste avalia suas habilidades em compreensão auditiva (listening), leitura e interpretação de texto (reading), escrita (writing) e conversação (speaking). O tempo total do teste é de 3 horas. Todos os módulos são feitos no mesmo dia, sem intervalos.

Conteúdo

O Inglês utilizado no CELPIP é o Canadense, com sotaque e escrita do país. Porém, a correção do teste considera sotaque e grafia do Inglês de outras regiões. Sobre os módulos, durante o momento da prova algumas tarefas são repetidas pelo sistema em outros temas e questões, para que uma das tarefas de cada módulo seja invalidada (que não é possível saber qual será “unscored”). Ou seja, mesmo que você saiba que há 4 tarefas no Reading, por exemplo, no dia da prova você terá que completar 5. Saiba mais sobre os módulos do CELPIP:

Writing – Há duas tarefas de situações gerais e há correção ortográfica no computador, além da contagem automática de palavras.

Reading – Há 4 sessões com textos de temas diversos, mas com situações corriqueiras.

Listening –  Durante o listening, cujas perguntas são alternativas, há um tempo curto para que as respostas sejam preenchidas após o áudio finalizar.

Speaking – Esse é o maior desafio do teste, segundo diversas pessoas que já o fizeram. São 8 tarefas, com tempo limitado de resposta. O seu ouvinte é o computador. Outras pessoas estarão na mesma sala que você, fazendo o Speaking ao mesmo tempo.

Localização

O CELPIP pode ser feito presencialmente no Canadá, Emirados Árabes, China, Filipinas, eIndia e EUA, com agendamento e pagamento prévios. A duração da prova é de 3 horas.

IELTS x CELPIP – Qual teste escolher?

Veja a comparação dos dois testes:

Formato – o CELPIP só pode ser feito em computador. Já o IELTS pode ser feito em papel ou em computador.

Localização – O CELPIP não dá para ser feito do Brasil, ou seja, se você precisar iniciar seu processo de imigração ainda do Brasil, só terá a opção de fazer o IELTS Geral.

Range de notas – No CELPIP, a nota máxima é 12. No IELTS, a nota máxima é 9. Por isso, para calcular o CLB dos processos de imigração canadenses, considera-se notas diferentes para cada exame (veja abaixo a equiparação do CLB).

Description: bianca:Materiais Marketing:Advertising:Social Media posts:Dezembro:De 9 a 15 de dezembro:Link5.png

Avaliação e Nota – Esse é, para muitas pessoas, a diferença mais relevante para a escolha de qual teste fazer. No CELPIP, a menor nota obtida em qualquer um dos 4 módulos será o seu CLB (exemplo: Listening 10, Speaking 7, Writing 9 e Reading 12 – a sua nota final geral – e CLB – será 7). No IELTS, a sua nota final geral será a média das notas obtidas nos 4 módulos (mas as notas individuais dos módulos também são consideradas para a imigração). Algumas pessoas comparam também o nível de exigência dos examinadores do CELPIP x IELTS nos módulos mais “subjetivos” (que não são avaliados objetivamente por resposta certa/errada), como o speaking e writing.

Conteúdo:

Writing – o CELPIP possui correção ortográfica. No IELTS de computador há a contagem de palavras, mas não a correção.

Reading – Não há diferenças muito relevantes nesse módulo.

Listening –  No Celpip, vocé escutará sotaque canadense e há um curto tempo para responder após o áudio. No IELTS o sotaque pode ser de qualquer país que fale inglês e as respostas precisam ser preenchidas durante a execução do áudio.

Speaking – Esse módulo caracteriza uma das grandes diferenças. No Celpip, a pessoa fala com o computador, você consegue controlar o tempo na tela e o teste possui 8 tarefas. Além disso, o som das outras pessoas ao seu lado pode atrapalhar. No IELTS, o teste é individual, o examinador faz as perguntas pessoalmente e você não pode controlar o tempo com qualquer relógio.

Qual deles é mais fácil? Melhor? Mais rigoroso / generoso para as notas? Qual teste escolher? Depende do seu estilo e da nota que você precisa. Esperamos que com as informações acima você consiga tirar suas próprias conclusões.

Independente da sua escolha, conte conosco para os passos posteriores ao seu teste. Entre em contato conosco: info@gonorthsa.com!

Outros posts

O que fazer no frio do Canadá

O frio do Canadá pode ser aterrorizante para quem vem de um país tropical. Por isso, muitos brasileiros recém-chegados ao Canadá, acostumados a ter sol

Novos serviços da GoNorth

No primeiro mês do ano, já trazemos novidades para você. Ao continuar o seu plano de expansão, a GoNorth passa a fornecer / indicar novos

PROGRAMA
DE PARCERIAS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.