Canadá tem planos de receber mais de um milhão de imigrantes nos próximos três anos

Em meio ao caos do COVID-19, que envolve o mundo inteiro, é compreensível que a decisão do Canadá de receber mais de um milhão de imigrantes nos próximos três anos não seja o foco de atenção no momento.

Segundo a Agência de Notícias Canadense CIC NEWS, os imigrantes serão admitidos no Canadá em um momento em que o mercado de trabalho estará pronto para absorvê-los. Embora o Canadá receba imigrantes para ajudar a preencher vagas imediatas de emprego, suas políticas de imigração também visam fortalecer a situação econômica do país daqui a alguns anos e décadas. Isso significa que, mesmo que os candidatos se tornem residentes permanentes durante uma crise econômica, o Canadá espera que estes sejam os impulsionadores do crescimento econômico no futuro.

Uma das principais razões para isso é que todos os nove milhões de baby boomers do Canadá atingirão a idade da aposentadoria até o final desta década. E de acordo com as estatísticas do governo, o Canadá tem uma baixa taxa de natalidade, e por isso depende da imigração para impulsionar a maior parte do crescimento da força de trabalho.

Portanto, ainda faz sentido admitir altos níveis de recém-chegados, mesmo durante períodos de dificuldades econômicas. Segundo o CIC NEWS, embora os imigrantes admitidos como residentes permanentes no Canadá em 2020 possam enfrentar mais dificuldades do que o habitual para encontrar trabalho alinhado com suas habilidades, educação e experiência profissional, em breve enfrentarão as perspectivas de trabalhar em um país onde a oferta de mão-de-obra será significativamente alta. Isso significa que esses imigrantes provavelmente verão mais empregadores competindo por seus serviços, o que resultaria em melhores salários e ofertas de emprego.

Também é possível argumentar que receber imigrantes durante períodos de recessão gera benefício a curto prazo, já que essas pessoas ajudarão a estimular a demanda pelo consumo de bens e serviços, o que alivia parte do estresse econômico causado pela crise, além de colaborarem como trabalhadores e pagadores de impostos. “Os níveis mais altos de imigração de hoje, apesar de estarmos enfrentando uma crise de coronavírus e dores econômicas, resultarão em pastos econômicos mais verdes amanhã”, afirma a notícia.

Fonte – https://www.cicnews.com/2020/03/despite-coronavirus-canada-needs-immigrants-0313905.html#gs.15yi33

Compartilhe

Mais posts