Saiba como imigrar para o Canadá pelo Federal Skilled Worker – FSW

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Este programa é para trabalhadores qualificados com experiência de trabalho estrangeira que desejam imigrar permanentemente para o Canadá. É um programa federal – e um dos três programas gerenciados pela aplicação online de Express Entry.

Seus requisitos mínimos de elegibilidade consideram experiência profissional qualificada (dentro ou fora do Canadá) e nível de idioma comprovado em CLB 7. Nesse sentido, os desdobramentos dos requisitos mínimos somam pontuação ao aplicante, como por exemplo:

  • Formação acadêmica – dependendo do tipo há a soma de determinados pontos ao perfil;
  • Tempo de experiência profissional fora e dentro do Canadá;
  • Idade (quanto mais novo o aplicante, mais pontos ganha);
  • Idioma (quanto mais avançado, mais pontos);
  • Se o aplicante possui uma oferta de emprego válida.

Se o perfil do aplicante possui a pontuação mínima para ser elegível ao programa, entrará no “pool do Express Entry” e os perfis que possuírem maiores notas de acordo com o Comprehensive Ranking System (CRS) serão convidados a aplicar para a Residência Permanente e submeter os documentos comprobatórios para avaliação dos oficiais de imigração canadenses. Para saber como funciona a calculadora de pontos, clique aqui.

Nessa calculadora de pontos do CRS, como primeiro requisito, a idade é um fator importante para a aplicação para o Federal Skilled Worker. A pontuação máxima nesse quesito fica para pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos. Depois disso, o aplicante perde 5 pontos a cada aniversário e com 45 já não pontua no quesito idade.

No requisito idioma, a pessoa que tem conhecimento em inglês e francês terá mais pontos do que aquelas que só conhecem uma língua. O nível de idioma de acordo com o Canadian Language Benchmark (CLB) é comprovado pela prova de proficiência autorizada pelo governo.

Quando abordamos a pontuação advinda do nível de educação, é importante considerar que as experiências acadêmicas de nível superior no Canadá somam pontos e que os cursos superiores feitos fora do Canadá também são válidos, desde que sejam atestados pelo relatório do Educational Credential Assessment (ECA) para fins de imigração. Quanto maior o nível de educação do aplicante, mais pontos ele ganha.

Um ponto interessante a saber sobre a educação é que o aplicante que possuir formação de bacharelado em algumas áreas específicas pode vir a ganhar a mesma pontuação de quem completa um Mestrado, pois podem ser considerados “professional degrees”. Para entrar nesse critério, essas formações devem ser nos seguintes campos: Medicina, Veterinária, Odontologia; Podologia; Optometria; Advocacia; Quiropraxia e Farmácia. Além disso, o aplicante só obtém pontuação superior caso seja atestado dessa forma pelo ECA, seguindo os critérios da instituição.

No fator experiência profissional, quanto mais tempo de experiência profissional qualificada dentro do Canadá, mais pontos para o perfil, mas o mínimo considerado de experiência é um ano de full-time (ou tempo equivalente, como 2 anos part-time). Além disso, a experiência profissional qualificada de outros países também soma pontos e a pontuação máxima vai para quem tem três anos de trabalho. A experiência fora do Canadá deve ser comprovada por uma carta, carimbo e assinatura da empresa empregadora. É considerada experiência profissional qualificada as profissões equivalentes aos NOCs 0, A ou B. Lembrando que o NOC é o National Occupational Classification, ou seja, a classificação de níveis de qualificação para as ocupações profissionais. Para saber o seu NOC, clique aqui.

Se você está se preparando para entrar nesse programa de imigração, você pode fortalecer o seu perfil melhorando as suas habilidades em inglês e/ou francês, completando mais uma formação acadêmica com níveis de educação mais altos (mestrado, doutorado, etc.) ou conseguindo uma oferta de emprego no Canadá. Para saber se você já tem o perfil para imigrar por esse ou outros programas, entre em contato com a gente: info@gonorthsa.com

Outros posts

PROGRAMA
DE PARCERIAS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.