No Canadá, é possível mudar de carreira ou voltar a crescer na sua área de atuação profissional?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Quando você muda de país, também é uma oportunidade para que você mude de carreira sem ser julgado por estar começando de baixo e com a certeza de que esta decisão não vai fazer com que sua família passe dificuldades.

Isso acontece muito no Canadá. Muita gente opta por vir ao Canadá estudando, por exemplo. Isso significa que a pessoa pode escolher aprender a profissão que sempre quis se arriscar a fazer. Aqui, há engenheiros que viraram chefs de cozinha, há publicitários que começaram a ensinar dança, há advogados que agora são programadores… e por que não?

Se você está disposto a mudar de país, de vida e de hábitos, pense também com carinho se essa decisão não envolve também arriscar-se a fazer algo que você sempre quis como profissão. A qualidade de vida que as pessoas buscam quando chegam ao Canadá envolve também estar feliz fazendo o que gosta.

Mas se você quer manter-se em sua área de atuação, há caminhos disponíveis para você também. Muitos clientes nos perguntam: é possível voltar a crescer profissionalmente na área em que atuava no Brasil, começando do Zero?

Sim, o Canadá dá oportunidades para que você consiga trilhar seu caminho e reconstrua a sua carreira na área que atuava no Brasil. Porém, a não ser que você chegue ao país transferido pela mesma empresa e na mesma posição, você precisará provar ao mercado de trabalho canadense quem você é, o que você faz e quais são suas experiências.

Começar do zero é possível? Sim. É fácil? Nem sempre. Algumas áreas são mais fáceis do que outras, como o popular TI. Dá para alcançar os mesmos patamares profissionais que você tinha no Brasil em sua área em algum tempo? Com certeza! Porém, para isso você precisará garantir alguns fatores.

* Inglês/ Francês! Quanto melhor for o seu conhecimento no idioma local, melhor será a sua empregabilidade no Canadá, melhores oportunidades você terá, melhor performance em entrevistas.

* Dedicação! Considere que o empregador não saberá diferenciar a qualidade de ensino da Universidade Federal do seu país e da Universidade mais barata que existe em sua cidade natal, o mesmo acontece com a empresa líder do segmento em que você trabalhou. Ou seja, as suas referências acadêmicas e profissionais que enchiam os olhos dos recrutadores brasileiros não existem mais no Canadá. Considere que, para o Canadá, você acabou de nascer no mercado de trabalho e trabalhe duro para mostrar o seu valor, a sua experiência e conhecimentos na prática.

* Seja humilde! Não tenha vergonha de começar de baixo ou de fazer trabalhos que não são de sua área para conseguir sustentar sua família – principalmente no começo. Não há vergonha nenhuma nisso e muitos brasileiros assim o fazem. Você precisa vir com a coragem de quem está disposto a abrir mão de status e altos salários para que consiga ser bem sucedido no futuro. Busque seu objetivo firmemente – esses primeiros trabalhos serão passageiros e te ajudarão a ver a experiência de imigrar de uma outra forma.   

* Networking! Com seu bom trabalho e dedicação, precisará criar boas referências no mercado, bons contatos e envolver-se em eventos e encontros da área.

* Paciência e persistência! Lembre-se sempre: quanto tempo você demorou para construir sua carreira no Brasil? Obviamente, agora isso será mais rápido, pois você hoje já tem mais experiência e sabe o caminho que deve seguir para chegar lá. Mas não espere que isso aconteça para ontem. Coloque um tijolo por vez e conseguirá construir uma casa que, com o tempo, conforte você e sua família.

* Adquirir a licença, caso seja necessário! Se a sua profissão é regulamentada no Canadá, é preciso que você esteja atento aos processos e exigências da província que escolheu viver para voltar a atuar profissionalmente em sua área. Muitas províncias exigem provas de conhecimento teórico e prático para habilitar o profissional a exercer sua profissão.

Entretanto, há um fato muito importante para todos aqueles que desejam começar uma vida nova neste país: seja pela opção de mudar de carreira ou de continuar no caminho, o Canadá traz oportunidades iguais para profissionais estrangeiros. Seu sucesso só dependerá de você.

Quer vir morar no Canadá? Entre em contato conosco: info@gonorthsa.com

Outros posts

7 dicas para te ajudar com os estudos online!

As escolas para crianças e adolescentes voltaram presencialmente no Canadá e os pais que optaram por deixar os filhos comparecerem à escola parcialmente ou em

Plano Canadá: como começar?

A primeira pergunta que recebemos quando um amigo ou familiar tem o desejo de vir ao Canadá é: como começar? Vai aqui, então, algumas dicas

PROGRAMA
DE PARCERIAS

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.